Misturar padrões com padrões é uma combinação que suscita muitas dúvidas e parece ser complicada. Afinal, existem regras para conjugar estampados? Devo misturar bolinhas com riscas, xadrez com motivos florais ou um padrão animal com riscas?
Chamada de Mix & Match, esta técnica consiste em misturar diferentes estampados e texturas, para obter um visual mais ousado, criativo e moderno.
O primeiro passo é escolher qual é a zona do corpo que pretende destacar e a que pretende disfarçar, pois quanto maior for o estampado, mais irá chamar atenção para a parte do corpo em que o estiver a usar.
Se está acima do peso ou tem uma zona mais problemática, pode misturar padrões, mas prefira os que têm um fundo escuro e de média ou pequena dimensão, de modo a não aumentar a silhueta.
Dicas de Estilo para Misturar Padrões
- Coordene estampados discretos, de pequena ou média dimensão.
- Misture o padrão de uma peça com o estampado de um acessório, como por exemplo, blusa de riscas finas com sapato ou bolsa animal print. Esta é uma boa solução se a combinação de duas peças de roupa a deixar insegura.
- Escolha estampados que tenham pelo menos uma cor em comum, para uma maior harmonia. Ou então, opte por usar tons da mesma família, ou seja, com cores que combinem. Sugestão: riscas com animal print, xadrez com padrão floral, flores com riscas ou bolinhas com riscas.
- As combinações de preto e branco são apostas seguras (bolinhas com riscas).
- Combinar padrões iguais, mas de tamanhos diferentes, também é uma boa aposta. Por exemplo, riscas grandes com pequenas ou flores grandes com pequenas. Ou então, conjugar cores de fundo iguais ou que se contrapõem. Neste caso, um dos padrões passa a ser o foco das atenções e o outro complementa o visual. As riscas horizontais com riscas verticais também podem ser uma alternativa.
- Os padrões também podem funcionar como neutros, quando são muito pequenos e subtis, pelo que podem ser combinados com outro padrão mais marcante
- Conjugações com padrões de cores neutras (preto, branco, bege, azul e castanho) são também mais sóbrias. Por exemplo, calças azul-marinho com risca de giz branca com uma camisa branca de bolinhas azuis pequenas.
- As peças lisas e de cores neutras equilibram o mix de padrões, pelo que devem complementar este visual.
- Se gosta de arriscar, brinque com padrões semelhantes, mas de tamanhos e cores diferentes. Por exemplo, uma camisa em tons vivos com um blazer de tons claros, ou vice e versa.
Padrões dentro do mesmo tom
Xadrez com Xadrez
Xadrez com Riscas
Xadrez com outros Padrões
Bolinhas com Riscas
Preto & Branco
E para as mais ousadas...
Ficou com vontade de experimentar?
Gostei muito.
ResponderEliminarObrigada Lily. Espero que as dicas tenham sido úteis! :)
EliminarAdorei, fantásticos os conjuntos!
ResponderEliminarPara ousar é preciso experimentar novas combinações! ;)
Eliminar