O cinema imortalizou muitas mulheres, que hoje são autênticos ícones de imagem. Rostos que nos prendem a atenção ao grande ecrã, graças ao seu jeito único e especial de olhar, de falar ou de gesticular, através de um personagem. São mulheres com um enorme talento, que nos inspiram e nos fazem sonhar. Não são perfeitas, apesar de serem consideradas as mais belas do planeta.
A imagem e a personalidade destas divas do cinema tem vindo a atrair a atenção da indústria da moda e da cosmética, através da sua presença em capas de revistas, desfiles e campanhas internacionais, mas também da criação de coleções próprias ou do lançamento de perfumes com a sua assinatura. A sua notoriedade e popularidade levou a que muitas instituições humanitárias as convidassem para serem suas embaixadoras, como forma de mediatizar as suas causas, além fronteiras.
A minha paixão pela fotografia e pelo cinema inspirou-me a criar esta galeria de imagens a preto e branco, das personalidades que considero serem as novas divas da sétima arte.
A minha paixão pela fotografia e pelo cinema inspirou-me a criar esta galeria de imagens a preto e branco, das personalidades que considero serem as novas divas da sétima arte.
Angelina Jolie
Considerada uma das mulheres mais belas e sensuais do mundo, Angelina é também uma ativista humanitária, conhecida pelo seu trabalho com refugiados como embaixadora da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Vencedora de um Óscar e de três Globos de Ouro, partilha a sua vida com o não menos famoso ator Brad Pitt e, recentemente, surpreendeu o mundo ao admitir que tinha feito uma dupla mastectomia para prevenir o cancro da mama. Com um espírito rebelde e inconformista, os seus lábios carnudos e as suas tatuagens são a sua imagem de marca.
Anne Hathaway
Cate Blanchett
A participação de Anne Hathaway, ao lado de Meryl Streep, em O Diabo Veste Prada, deu um novo impulso à sua carreira, mas foi com O Casamento de Rachel, que conquistou a crítica internacional, com oito galardões. Mais recentemente, o seu desempenho no musical Os Miseráveis valeu-lhe o Óscar e Globo de Ouro, entre outros prémios. Em 2011, Anne foi co-apresentadora da Cerimónia dos Óscares, tendo apresentado oito looks diferentes, com a ajuda da stylist Rachel Zoe, responsável pelo seu guarda-roupa nos eventos sociais. Adorada pelos criadores de moda, Anne é considerada um ícone de estilo.
Cate Blanchett
Esta atriz australiana, vencedora de um Óscar, chamou a atenção do público ao desempenhar o papel de rainha Elizabeth I de Inglaterra, no filme Elizabeth. Recentemente, Cate foi a protagonista de Woody Allen no filme Blue Jasmine, no qual demonstrou mais uma vez que é uma das atrizes mais versáteis da sua geração. Vive na Austrália com o seu marido, Andrew Upton, com quem partilha a direção artística do Sydney Theatre Company. O seu enorme talento, aliado à sua elegância quase aristocrática, fazem de Cate Blanchett uma diva do cinema contemporâneo.
Charlize Theron
Gwyneth Paltrow
Isabella Rosselini
Começou como modelo, mas foi como atriz que esta sul-africana alcançou a fama e a atenção dos media. O filme Monster foi o ponto de viragem na sua carreira, ao vencer o Óscar para Melhor Atriz, entre outros galardões, e provar que era muito mais do que uma cara bonita. Charlize voltou a surpreender os seus fãs, quando decidiu cortar o cabelo e assumir o seu pixie cut, revelando uma nova sensualidade. Imagem de um perfume da Dior, Charlize Theron é uma das mulheres mais fotografadas e desejadas pelas revistas. É membro da PETA, o movimento que apoia os direitos dos animais, tendo participado também em campanhas a favor do aborto.
Filha do diretor Bruce Paltrow e da atriz Blythe Danner, Gwyneth estreou-se no cinema em Hook (1991), de Steven Spielberg. Mais tarde, ganhou o Óscar de Melhor Atriz com o filme Shakespeare in Love. Casada com o músico Chris Martin, vocalista da banda inglesa Coldplay, Gwyneth tem dois filhos. Lançou vários livros, como My Father’s Daughter e It’s All Good, e o site goop. É o rosto do novo perfume feminino da Boss, além de ter figurado em campanhas da Estée Lauder, Max Factor e Coach. Gwyneth dedica-se também a atividades filantrópicas, tendo colaborado com a Save The Children e a New York’s Robin Hood Foundation. A revista People considerou-a a mulher mais bonita do mundo.
Isabella Rosselini
Filha da atriz Ingrid Bergman e do cineasta Roberto Rosselinni, Isabella começou a sua carreira como modelo e, mais tarde, rendeu-se à sétima arte. Ao participar no enigmático filme Blue Velvet, de David Lynch, recebeu a atenção dos críticos de cinema. Isabella Rossellini foi, ainda, a porta-voz e o modelo principal da marca de cosméticos Lancôme, entre 1982 e 1992. O fato de ter permanecido como o rosto da Lancôme, durante uma década e com uma idade madura, constitui um feito incomparável, numa época em que a indústria da beleza valorizava a juventude.
Jennifer Aniston
Esta atriz de 44 anos continua a ser considerada um dos maiores ícones de estilo, sobretudo devido ao seu corte de cabelo, copiado por milhões de mulheres em todo o mundo. Mas é o seu lado enérgico, sorridente e divertido, que atrai a indústria do cinema, ou não fosse Jennifer Aniston uma das atrizes de comédias românticas mais conhecidas da atualidade. A sua participação na série Friends contribuiu para se tornar numa das atrizes mais populares e a revista Forbes classificou Aniston como uma das dez mulheres mais ricas na indústria do entretenimento, em 2007. Jennifer lançou, ainda, o seu perfume Lolavie, em 2010.
Jennifer Lawrence
Esta jovem atriz de 23 anos do Kentucky, vencedora de um Óscar, entre outros prémios, graça ao seu papel no filme Guia para um Final Feliz foi considerada uma das maiores revelações do cinema. Sobre este papel, a Rolling Stone escreveu que "Lawrence é uma espécie de milagre. Ela é rude, suja, engraçada, descuidada, sexy, vibrante e vulnerável, às vezes tudo na mesma cena, até no mesmo fôlego". A sua beleza e talento chamou a atenção das revistas e casas de moda, sendo um dos rostos da marca Dior.
Jessica Chastain
Em 2012, a revista Time classificou-a como uma das "100 Personalidades Mais Influentes do Mundo". A sua cabeleira ruiva, beleza clássica e postura elegante não tem passado despercebida no cinema, assim como nas revistas e campanhas internacionais, como é o caso da marca de cosmética Yves Saint Laurent. Considerada um símbolo de elegância e evocando o glamour de Hollywood dos anos 40, Jessica Chastain é uma das atrizes mais talentosas da sua geração.
Julia Roberts
Julianne Moore
Ficou conhecida em Um Sonho de Mulher ao lado de Richard Gere e é o rosto da marca de cosmética Lâncome. Com 45 anos, Julia Roberts é mãe de três filhos e tem feito algumas pausas na sua carreira cinematográfica, de forma a dedicar-se à sua vida familiar. Vencedora do Óscar, devido ao seu desempenho em Erin Brockovich, Julia tem participado em várias comédias românticas, sendo uma das atrizes mais bem pagas do cinema. E parece que os anos não passam por ela.
Julianne Moore
A sua cabeleira ruiva e rosto com sardas é a imagem de marca desta atriz, que já ultrapassou os 50 anos, mas que continua a ser uma das mulheres mais requisitadas do cinema. Tom Ford elegeu-a como a sua musa, no seu primeiro filme A Single Man, e Julianne Moore retribui o elogio, usando muitas vezes as criações deste designer no tapete vermelho. Em 2007, escreveu o livro infantil Freckleface Strawberry, que conta a história de uma menina ruiva, de sete anos, que quer livrar-se das suas sardas, mas após uma série de divertidos tratamentos e disfarces Freckleface Strawberry encontra um amigo que a aceita e que lhe dá o apoio que ela precisa. Julianne é membro do Reach Out and Read, uma organização dedicada à alfabetização das crianças e que sensibiliza os pais para a importância da leitura.
Monica Bellucci
Esta ex-modelo foi considerada a mulher mais sexy do mundo aos 40 anos e personifica a sensualidade latina, recordando os tempos áureos do cinema italiano e das suas divas, como Sofia Loren. Presença habitual nas campanhas dos criadores, como é o caso de Dolce & Gabbana, a sua fluência em italiano, inglês e francês levou-a a integrar filmes de diversos países. Iniciou a sua carreira no cinema com uma breve participação em Drácula de Bram Stoker de Francis Ford Coppola, mas foi com Irreversível que a crítica cinematográfica reconheceu o seu talento. Mais tarde, Monica Bellucci foi Maria Madalena no filme de estreia de Mel Gibson "A Paixão de Cristo". E quem sabe se não será a nova Ava Gardner.
Michelle Williams
A sua imagem tímida, vulnerável e delicada valeu-lhe a escolha para a protagonista do mito de cinema dos anos 60, Marilyn Monroe, na película Sete Dias com Marilyn. Mas foi com Brokeback Mountain que o seu trabalho conquistou o reconhecimento da crítica e do público. Em Blue Valentine voltou a mostrar a sua versatilidade ao lado de Ryan Gosling. O pixie cut é a sua imagem de marca atual e não passou despercebido à casa Louis Vuitton, que a convidou para o papel principal na sua mais recente campanha de malas, em 2013.
Naomi Watts
A atriz anglo-australiana conquistou popularidade mundial, através do seu trabalho com David Lynch em Cidade dos Sonhos. O seu enorme talento é visível em filmes como 21 Gramas e O Impossível, graças aos quais foi nomeada para o Óscar de Melhor Atriz. Recentemente, vestiu a pele da princesa Diana, na película Diana, considerada um dos maiores ícones de imagem do século XX. Em 2006, Watts foi embaixadora da boa vontade do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/SIDA, tendo participado em diversos eventos para angariação de fundos.
Natalie Portman
Atriz e produtora, Natalie Portman é também uma voz ativa da comunidade judaica nova-iorquina. Tornou-se vegetariana depois de ler a obra Comer Animais, de Jonathan Safran Foer, que espera poder adaptar ao cinema. Frequentou a Universidade de Harvard, onde se formou em Psicologia, e começou a aprender ballet aos quatro anos. Com o filme "Cisne Negro" conquistou o Óscar de Melhor Atriz, no ano em que celebrou o nascimento do seu primeiro filho. É o rosto da marca Dior.
Nicole Kidman
Depois da sua separação do ator Tom Cruise, Nicole Kidman mudou a sua vida, mas também a sua carreira. A australiana tem somado pontos, não só ao nível do cinema, ao vencer o Óscar para Melhor Atriz com o seu papel em The Hours, em que vestiu a pele da britânica Virgina Woolf, mas também ao protagonizar várias campanhas mundiais, como é o caso de Chanel, Omega e Jimmy Choo. Nicole Kidman foi a atriz eleita para recordar Grace Kelly, no filme Grace of Monaco, que irá estrear em 2014. Nicole é Embaixadora da Boa Vontade do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), apoiando campanhas contra a violência feminina.
Robin Wright
Já teve como apelido Penn, fruto do seu casamento com o Sean Penn, de quem tem dois filhos, e é sem dúvida uma atriz que não deixa ninguém indiferente. Pelo menos eu não consigo desviar o olhar, quando Robin surge no grande ecrã, quase sem maquilhagem e de cabelo curto. Robin tem uma beleza tranquila e madura, aos 47 anos. Discreta e tímida, o estilo de Robin não passou, no entanto, despercebido à marca Gerard Darel, de quem já foi o rosto de uma das campanhas.
Scarlet Johanssen
De ascendência dinamarquesa, o seu desempenho no filme Lost in Translation de Sofia Coppola valeu-lhe o Bafta para Melhor Atriz e a atenção dos media. Foi eleita como a mulher mais sexy do mundo por mais de uma vez e já participou em diversas campanhas de grandes marcas, como Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, Calvin Klein e L'Oreal. Woody Allen foi um dos cineastas que reparou no seu talento, convidando-a para protagonizar Match Point e Vicky Cristina Barcelona. A sua paixão pela música fez com que, em 2012, tenha lançado o álbum Break Up com Pete Yorn.
Sarah Jessica Parker
A sua participação na série O Sexo e a Cidade valeu-lhe o título das personalidades mais influentes na área da moda e com mais estilo, em todo o mundo. A personagem Carrie Bradshaw foi uma inspiração para muitas mulheres, mas acima de tudo uma afirmação do estilo de vida nova-iorquino. A sua paixão por sapatos contribuiu para que prestigiadas marcas de sapatos, como Manolo Blahnik ou Christian Louboutin, tenham ganho mais protagonismo. Além disso, Sarah foi convidada por diversas marcas para criar as suas próprias coleções e lançou o seu perfume Lovely. Sarah Jessica Parker é também embaixadora da Boa Vontade da UNICEF.